Domingo no Parque

A noroeste do centro de São Paulo, localiza-se o Parque Estadual do Jaraguá, com acesso pelo km 14 da rodovia Anhangüera, onde tem início a Estrada Turística do Jaraguá. São cerca de 5 km até o topo, o Pico do Jaraguá (1135 m), que é o ponto mais alto da região metropolitana. Apesar disso, é pouco conhecido pelos paulistanos. Mas vale a pena ir lá para conhecer uma das vistas naturais da Grande São Paulo. O acesso é fácil, podendo ser feito de carro ou a pé. Não deixe de subir os (cerca de) duzentos degraus até a torre de TV. Seu coração e seus olhos agradecerão.
As fotos ao lado mostram a rodovia dos Bandeirantes e parte da cidade ao fundo.
O Parque, assim como toda a Serra da Cantareira, tem sofrido um intenso e preocupante desmatamento ao longo dos anos. Isso tem ocorrido principalmente com a ocupação ilegal, não apenas de gente que não tem onde morar, mas também pela construção de condomínios de luxo, clubes e até mesmo templos religiosos. Essa região precisa urgentemente ser protegida, para a preservação tanto de sua biodiversidade como também dos mananciais que abastecem a cidade.

Comentários

Filipe Machado disse…
Participa na sondagem "Melhor James Bond com com Peter Sellers, George Lazenby, Timothy Dalton e Daniel Craig” até ao dia 15 de Julho 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com.