domingo, dezembro 20, 2009

O Corvo

Vasculhando a seção de clássicos na locadora perto de casa, achei "uma obra-prima macabra do terror": O Corvo (The Raven, 1963), do Roger Corman, o rei dos filmes B (que, para quem não sabe, eram filmes muito baratos). Dois fatos chamam a atenção no filme:

  • seu roteiro é baseado no poema gótico homônimo de Edgar Allan Poe, e
  • reune (pela primeira vez) três astros dos filmes de terror:

    1. Vincent Price, cujos melhores filmes são Laura, 1944, do Otto Preminger; e "Edward Mãos de Tesoura" (Edward Scissorhands), 1990, do Tim Burton.
    2. Peter Lorre, cujos melhores filmes são Casablanca, 1942, do Michael Curtiz; “M, O Vampiro de Dusseldorf”(M), 1931, do Fritz Lang; e “O Falcão Maltês – Relíquia Macabra” (The Maltese Falcon), 1941, do John Huston.
    3. Boris Karloff, cujos melhores filmes são "A General" (The General), 1926, do Buster Keaton; Frankenstein, 1931 e “A Noiva de Frankenstein”(Bride of Frankenstein), 1935, ambos do James Whale.


Outra curiosidade: é um dos primeiros filmes do Jack Nicholson, em papel secundário por ser novato.
O filme não chega a ser maravilhoso, mas tem bastante fantasia e diversão. E o melhor de tudo é poder apreciar as interpretações desse elenco de primeira. Recomendo para cinéfilos.

Nenhum comentário:

Mídia golpista hoje

Domingo é dia de folhear os jornalões e tentar entender o que a máfia dos barões da mídia está querendo que a gente acredite. O Globo, en...