Memorial da Resistência

Ontem fui ver a mostra "A Luta pela Anistia", que é gratuita e está de terça a domingo até 18 de outubro no Memorial da Resistência, o antigo prédio do DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social). E tirei algumas fotos.
A primeira foto mostra uma das celas do DOPS. Da grade, ao fundo, se via a área em que os presos podiam tomar sol por uma hora uma vez por semana. Dependendo da forma como os carcereiros abriam as portas destas celas, se podia saber se estavam apenas trazendo comida ou algum novo preso político, ou se vinham buscar alguém para tentar arrancar confissões por meio de violentas torturas.
A segunda e a terceira fotos mostram algumas das ameaças dos grupos de direita aos que lutavam pela redemocratização do país. Entre esses grupos estavam o CCC (Comando de Caça aos Comunistas), a Falange Pátria Nova, as Brigadas Moralistas, o MAC (Movimento Anti-Comunista), o GAC (Grupo Anti-Comunista), a FAC (Frente Anti-Comunista) e outros.
A última foto mostra treze dos quinze prisioneiros políticos que foram levados ao México pelo avião Hércules 56 da FAB, trocados pelo embaixador americano Charles Burke Elbrick. A história é relatada pelo ótimo documentário "Hercules 56" (2006, Sílvio Da-Rin). Veja mais detalhes no sítio HISTORIANET ou no vídeo do YouTube a seguir:

Comentários