domingo, julho 10, 2005

O que é RSS?


A sigla RSS pode significar Rich Site Summary, RDF Site Summary e Really Simple Syndication, uma família de formatos de arquivo XML (não se preocupe com essas siglas agora) para publicação na Internet, usada por websites de notícias e blogs. O RSS proporciona descrições curtas (títulos resumidos) do conteúdo de páginas da Internet com links para sua versão completa. Esta informação é enviada e recebida na forma de um arquivo XML chamado de RSS feed, webfeed, RSS stream ou RSS channel. O RSS permite que um usuário freqüentador de um determinado site esteja sempre a par das atualizações deste site, usando um feed reader, news aggregator, feed aggregator ou simplesmente aggregator, que é um programa que você pode baixar gratuitamente da Internet e instalar em seu micro. Leia mais a respeito nos portais UOL e Terra. Hoje eu instalei o FeedReader, que é indicado para principiantes por ser simples de usar. Para ter as atualizações do meu blog faça o seguinte (depois de baixar e instalar o FeedReader):

  1. Clique com o botão esquerdo do mouse no menu File e em seguida clique em Add Folder (adicionar pasta).
  2. Na janela Create new folder, no campo Folder name, digite por exemplo Blog do Luiz Moura.
  3. Clique com o botão esquerdo do mouse no menu File e em seguida clique em Add Feed. Uma alternativa é clicar no botão Add new feed. Ou ainda, teclar F2.
  4. Na janela Add new feed, no campo Location of feed, digite http://feeds.feedburner.com/BlogDoLuizMoura

Agora você pode ficar atualizado com as notícias que quiser, configurando da mesma forma o seu FeedReader. Por exemplo, você pode optar por deixar que seu feed reader baixe as notícias de Cinema & DVD que o Terra oferece.
Parece complicado, mas na prática é facílimo. Tente. Se precisar de ajuda, não hesite em pedir.

Nenhum comentário:

Mídia golpista hoje

Domingo é dia de folhear os jornalões e tentar entender o que a máfia dos barões da mídia está querendo que a gente acredite. O Globo, en...