Esse parque é do Caraça

O Parque Natural do Caraça fica a 112 km de Belo Horizonte e a 27km de Santa Bárbara, cujo centro histórico está em restauração. Na cidade, a atração é a Matriz de Santo Antônio (1a foto), outra jóia do barroco.
A minha dica é ficar "internado" na Pousada Santuário do Caraça (2a foto), que fica na Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça. Gostei muito da pousada. Veja detalhes no link anterior. O preço é razoável e compreende pensão completa no estilo self service. Destaco o café da manhã, quando a gente pode preparar ovos e queijo na chapa de um fogão a lenha. Não há TV no quarto mas, para quem achar imperdível a novela ou o futebol, há uma sala de TV coletiva. Em compensação, há uma rede wireless à disposição de quem não consegue se desplugar.
A grande atração acontece todos os dias a partir das 19h, quando os padres dão comida aos lobos-guarás (Chrysocyon brachyurus) desde 1982 (3a foto). É um espetáculo imperdível. Para garantí-lo, é melhor se hospedar porque os portões são fechados às 21h e nem sempre os lobos aparecem cedo.
Além da igreja, do museu, da biblioteca e da catacumba, há diversas trilhas, com destaque para a da Cascatinha, a do Banho do Belchior (com água mais cristalina) e a da Cascatona (quedas d'água de 80m; 4a foto), que fica a 6km ou cerca de duas horas e meia de caminhada.
O parque situa-se a 1300m de altitude e é composto de cerrado e mata atlântica. O nome Caraça se deve à forma de uma grande cara (rosto de perfil) que, com alguma imaginação, se vê nos picos da Serra do Espinhaço.

Comentários

Bene disse…
Olha só, adorei essa tua viagem, muito bom gosto mesmo, parabéns.
Fico imaginando, conhecer este lugar lindo durante o dia, terminando a caminhada com belo banho de cachoeira.
Retornando para pousada do Caraça, deve ter sido bom demais...
Este Tour me deixou com vontade de conhecer este lugar, quem sabe, um dia!...
Bjo