domingo, novembro 18, 2007

Qualquer Um Consegue Cozinhar

Ratatouille (2007) é o recém-lançado filme de animação escrito e dirigido por Brad Bird (que também fez "Os Incríveis" em 2004). É a estória de Remy, um pobrezinho do interior da França, que aprendeu a ler e por isso rejeita os restos de comida, é expulso do campo e acaba chegando a Paris onde encontra o restaurante de seu ídolo em culinária. Aí ele pode realizar o seu grande sonho, que é tornar-se um chef de cozinha, apesar da oposição de sua própria família e do preconceito da sociedade. Mas trabalhando em equipe com um jovem lixeiro do restaurante, Remy consegue impressionar até o crítico mais ranzinza. Detalhe: Remy é apenas um rato!
De fato, este é um desenho para adultos porque leva a reflexões sobre preconceito, exclusão, intolerância, crítica... mas também sobre otimismo e disposição para o trabalho em equipe e a ênfase do coletivo em detrimento do individual. Troque o verbo cozinhar por muitos outros verbos, e você entenderá a mensagem. Maravilha!

Nenhum comentário:

Mídia golpista hoje

Domingo é dia de folhear os jornalões e tentar entender o que a máfia dos barões da mídia está querendo que a gente acredite. O Globo, en...