A Revolução dos Bichos


Se você não conhece a história, estará sujeito a repeti-la. É uma tradução de "Those who cannot remember the past are condemned to repeat it.", frase de George Santayanna (filósofo espanhol, 1863-1952). Outro filósofo espanhol, José Ortega y Gasset (1883-1955) escreveu que nós temos necessidade da história em sua totalidade, não para recuar nela, mas para escapar dela. E a História não é apenas o que está naqueles nossos velhos livros didáticos. Ela está acontecendo agora. É surpreendente como as pessoas desconhecem a história recente do Brasil, do mundo. O desconhecimento da História talvez seja o que a faça repetir, sempre. Como fazer escolhas para o futuro, sem conhecer o passado?
Bem, não quero me alongar nisto que pode parecer até uma indireta no atual contexto (histórico). Era para ser apenas um prelúdio para comentar algo sobre o título acima.
Outro dia recebi o link para o site composto pela filha de uma amiga (e seus colegas): "A Revolução dos Bichos - o livro, o filme e a história por trás". Está bastante informativo. E acredito que, para os que não tiveram a oportunidade, até dá vontade de ler o livro do George Orwell, que depois escreveu "1984" (Big Brother is watching you). Este é um link para um dos e-books da biblioteca da Universidade de Adelaide-Austrália. O site "The Literature Network" também possui vários e-books, inclusive sobre estes livros do George Orwell.

Comentários