Carnaval na Serra Fluminense


Vou fazer um resumo da minha viagem à serra fluminense no estilo do "Guia Quatro Rodas", como uma singela homenagem a seus 40 anos.

Petrópolis


O centro histórico de Petrópolis tem várias atrações, como:
a) Museu Imperial (1845): palácio construído em estilo neoclássico para ser residência de verão de D. Pedro II e Dna. Teresa Cristina. Bom acervo, com destaque para a coroa, o cetro, o manto e o trono imperial.
b) Palácio Quitandinha (1944): construído em estilo normando para ser o maior hotel cassino da América Latina, com salões hollywoodianos em que se destaca o Salão Mauá, que tem uma impressionante cúpula de 30 metros de altura e 50 metros de diâmetro. Vou resumí-lo com um só adjetivo: magnífico.
c) Catedral São Pedro de Alcântara (1884): construída em estilo neogótico francês, com vitrais coloridos e texto em Latim, órgão de tubo, e mausoléu imperial com os restos mortais de D. Pedro II, Da. Teresa Cristina, Conde D'Eu e Princesa Isabel.
d) Palácio de Cristal (1884): construído na França em estrutura pré-moldada de ferro, com vidro laminado, presente do Conde D'Eu à Princesa Isabel.
e) Palácio Rio Negro (1890): construído pelo Barão do Rio Negro, residência de verão do Presidente da República, exceto durante a ditadura militar, que o usou como sede para uma guarnição motorizada!
f) Casa de Santos Dumont (1918), conhecida como A Encantada, residência de verão do inventor, quase em frente ao Relógio de Flores.
g) Trono de Fátima, monumento de onde se tem uma vista privilegiada do centro histórico.
Dica gastronômica: comer bacalhau assado no forno com cebolas, no Parrô do Valentim.

Teresópolis


Cidade mais moderna, cuja maior atração é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde acabei não indo (:-(), mas consegui ver o que mais chama atenção, que é o pico Dedo de Deus (1692 metros de altura), que se vê bem de dois mirantes: do Soberbo, com uma bela vista da Baía da Guanabara, na entrada da cidade pela BR-116; e da Colina, com vista panorâmica da cidade.
Dica gastronômica: cozinha russa, autêntico banquete da época dos czares, com ótima vodca, na Dona Irene. Eu provei o Frango à Kiev - sem comentários.

Nova Friburgo


Cidade cercada por morros, com destaque para o Morro da Cruz (1320 m), com Teleférico e uma vista panorâmica da cidade. Tem também o Pico da Caledônia (2219 m), com vista da Região dos Lagos e da Baía da Guanabara.

Para deixar o pessoal com água na boca, vou terminar com mais duas dicas gastronômicas.
Como fui de carro, na ida parei em Penedo para comer truta no Vernissage. Na volta, passei em Visconde de Mauá e tracei uma Vaca Atolada no Restaurante Gosto com Gosto, que tem mais de 300 tipos de cachaças das boas!
Esse foi o meu jeito de "pular" o Carnaval.

Comentários