sábado, março 01, 2008

Liberdade de Expressão

Há dezenas, talvez centenas, de ações judiciais propostas por fiéis da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) contra os jornais "Folha de S.Paulo" (Grupo Folha: UOL, Agora, Valor etc), "Extra" (O Globo, Diário de S.Paulo) e "A Tarde". Este fato tem sido considerado um "assédio judicial" orquestrado e muito bem organizado para intimidar e cercear o direito à informação.
Muitas vezes problemas e crises devem ser considerados como oportunidades. Vem à tona a questão da liberdade de expressão, do entulho autoritário que é a Lei de Imprensa, e o comportamento da mídia. É conhecida a maneira como a imprensa marrom, como a "Veja" (Editora Abril) e a "Época" (O Globo), trata os evangélicos. Porque estão lutando judeus, católicos e evangélicos? Espaço? Audiência? Poder? Espero que não haja radicalização. Em seu livro "Deus - um delírio", Richard Dawkins atribui ao dramaturgo irlandês Sean O'Casey que "a política já matou uns bons milhares, mas a religião já matou umas boas dezenas de milhares".
Se quiser ler mais a respeito, visite a página do Observatório da Imprensa na TVBrasil.

Nenhum comentário:

Mídia golpista hoje

Domingo é dia de folhear os jornalões e tentar entender o que a máfia dos barões da mídia está querendo que a gente acredite. O Globo, en...