quarta-feira, outubro 04, 2006

O Papel da Imprensa

A imprensa e a mídia são conhecidas como o "quarto poder" porque têm um papel importante no mundo democrático. A liberdade de pensamento, de opinião, de expressão e de imprensa é fundamental. Não é à toa que esta liberdade é a primeira vítima dos regimes totalitários de qualquer tendência. Por outro lado, é importante que a imprensa e a mídia não estejam concentradas nas mãos de apenas alguns setores da sociedade, para que não se transformem em porta-vozes exclusivos destes segmentos. A imprensa e a mídia devem ser veículos de opinião e expressão de todos, de toda sociedade, e não de apenas uma parcela desta.
É muito importante ler a notícia. Mas é muito importante saber porque recebemos esta notícia. Devemos perguntar: "por que esta notícia está na primeira página?". É bom ler o jornal, mas é melhor saber o que pensa o dono do jornal. Por que ele quer que a gente leia determinada notícia? Muitas vezes informa-se o que se quer informar, o que é conveniente informar. Uma boa estratégia para enfrentar esta situação é, além de conhecer a fonte da informação, variar, ouvir o que os outros, se existirem, têm a dizer. Tão importante quanto a informação em si mesma, é o conhecimento de sua fonte. Isto foi a primeira lição que aprendi na universidade.
Conheço muita gente que lê somente um determinado jornal, compra somente uma determinada revista, ouve somente determinada emissora de rádio, assiste somente determinado canal de TV...e pensa que está bem informada. Será que os donos desses veículos de comunicação têm algo em comum? E o que seria? Você já pensou sobre isso?
Para saber mais sobre a imprensa marrom:

Favor clicar no link acima.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente !

Isabella Brandao. disse...

Partilho de sua opinião.

Anônimo disse...

A imprensa possibilitou a construção da própria opinião a partir de diferentes pontos de vista. Jornalistas são assassinados quase que diariamente por regimes ditatoriais que se notabilizam, dentre outros fatos, por calar, á força, as vozes discordantes.

Por que não vou torcer para a Croácia

A seleção croata continua enaltecendo o fascismo Outro dia um apresentador do BBB, da Globo, deu a entender que não se deve misturar ...