segunda-feira, março 15, 2004

Micro lento - parte III


Contribuição do Vítor, de Curitiba:
"Minha principal dica vai para os efeitos visuais do Windows, nas versões 9x abra a janela de propriedades do vídeo (aquela mesma onde se modifica o protetor de tela), e clique na aba "Efeitos", depois desabilite tudo o que achar desnecessário, minhas sugestões são "Mostrar conteúdo da janela ao arrastar", "Usar ícones grandes", "Usar listas, janelas e menus animados".
Para o Windows XP o caminho já é mais complicado, mas o número de opções a desabilitar é recompensador! Ele tem algo similar nas propriedades de vídeo, aba "Aparência", botão "Efeitos...". Mas o que realmente interessa está nas propriedades de sistema (painel de controle-->Sistema), clique na aba "Avançado" e depois no botão "Desempenho". Dentro dessa nova janela, mexa apenas na aba "Efeitos Visuais", não mexa na outra aba se não souber o que significa, pois nela você afetará o modo como o sistema trabalha profundamente.
Outra dica importante é o número de cores na Área de Trabalho, qualquer número acima de 16bits ("High Color" no 9x ou "Médio" no XP) é injustificável já que seu olho não perceberá a diferença de nuanças.
Agora apenas dicas rápidas:
a: Mantenha o menor número possível de atalhos na Área de Trabalho!
b: Organize o Menu Iniciar e desinstale programas que você não usa mais!
c: Todas as fontes instaladas (C:\Windows\Fonts) são carregadas junto com o Windows, apague as que você não usa (exceto as de sistema: Arial, Times, MS Sans Serif, Windings e etc)
d: Sempre limpe a lixeira e as pastas C:\Windows\Temp e C:\Windows\Temporary Internet Files

Além destas dicas de performance, eu gostaria de acrescentar quatro dicas de segurança:
1- Não use softwares gerenciadores de e-mail (ex: Outlook), por fazerem download automático das mensagens, eles habilitam que vírus e outros códigos maliciosos se auto-enviem para toda sua lista de endereços, além de você perder a vantagem de passar o antivírus do seu servidor de e-mails, que está sempre atualizado e o arquivo não precisa estar na sua máquina.
2- Nunca entre em sites suspeitos ou fique procurando "cracks" para programas.
3- Sempre fique de olho nos links em que você clica, para isso, basta deixar o cursor do mouse sobre o link e visualizar na barra de status (parte mais inferior do navegador) para onde ele aponta.
4- Mantenha as atualizações do seu sistema em dia, principalmente do Navegador.

E como complemento dessa última dica, eu recomendo a desinstalação do Internet Explorer usando o software 98lite ou XPLite (disponíveis em www.litepc.com) e sua substituição pelo Mozilla FireFox (disponível em www.mozilla.org)"

Nenhum comentário:

Por que não vou torcer para a Croácia

A seleção croata continua enaltecendo o fascismo Outro dia um apresentador do BBB, da Globo, deu a entender que não se deve misturar ...