sábado, fevereiro 06, 2010

Televisão no Brasil

Sobre televisão, citando Marx, acho que a TV é muito educativa. Toda vez que alguém a liga, eu saio para ler um livro. Ah, antes que eu seja censurado, devo dizer que me referi a Groucho Marx, e não àquele cidadão odiado pela TFP e pela Opus Dei.
Hoje, por acaso, liguei a TV com a intenção de zapear um pouco durante o café da manhã. Seriam somente uns quinze minutos, mas acabei vendo três programas inteiros na TV Cultura. Simplesmente não consegui desligar e sair da frente da TV, nem durante os intervalos. Fiquei particularmente impressionado com o "Almanaque Educação", tanto que deixei mensagem no site deles, parabenizando-os pelo capricho, pela criatividade.
Nossa televisão não é exatamente famosa pela qualidade da programação. Com o aumento do poder aquisitivo e a expansão da classe média, tem crescido bastante a venda de televisores e a assinatura de canais pagos. Não tenho resultados de estatísticas, mas acredito que a classe média procura mais variedade do que qualidade, além da possibilidade de assistir a programas não exibidos na TV aberta, como algumas transmissões esportivas ao vivo e filmes pay-per-view. Quero dizer que o emergente não assina a TV paga propriamente para assistir aos programas educativos da BBC ou do canal Discovery. Quem tem dinheiro, mas não tem cultura, assina revistas de fofocas e até mesmo canais que transmitem sem interrupção reality shows populares como Big Brother e seus clones. Os mais chiques torcem o nariz e, para ficarem "bem informados", preferem a mídia de origem alienígena (estrangeira) cujo conteúdo é metade merchandising e metade tribuna de partido político.
Por outro lado, não devemos ser pessimistas a ponto de não reconhecer que a nossa televisão tem melhorado; se bem que, infelizmente, os melhores programas sejam exibidos em horários proibitivos para o trabalhador que precisa deitar e levantar cedo. Não tenho a menor dúvida de que em 40 anos a Fundação Padre Anchieta continua fazendo a melhor televisão do Brasil.

Nenhum comentário:

Mídia golpista hoje

Domingo é dia de folhear os jornalões e tentar entender o que a máfia dos barões da mídia está querendo que a gente acredite. O Globo, en...