A Grande Ilusão

"A Grande Ilusão" (All the King's Men, 1949) é um filme de Robert Rossen com roteiro de Robert Penn Warren, sobre a ascensão e a queda de um político populista e corrupto. O drama começa quando alguns políticos espertalhões resolvem usar o caipira Willie Stark (Broderick Crawford) em uma armação para dividir os votos do povo e vencer as eleições em um estado americano. O problema é que o caipira aprendeu a fazer a mesma política e, aos poucos, se tornou muito pior. A cena do discurso em que ele desafiou os políticos espertalhões é para ficar na história do cinema. Muito interessante.
Em 2006 Steven Zaillian filmou novamente essa estória com um super elenco (Sean Penn, Jude Law, Anthony Hopkins, Kate Winslet etc), mas não ficou tão bom quanto o original.
Robert Rossen dirigiu outros grandes filmes, mas ficou marcado por entregar 57 companheiros do partido comunista ao testemunhar nos interrogatórios do Comitê de Atividades Antiamericanas que durou com diversos nomes de 1934 a 1975. Naquele período, muitos roteiristas tiveram que trabalhar usando pseudônimos por causa da perseguição política, da mesma forma que aconteceu aqui durante os anos da ditadura militar.

Comentários